5 verdades que todo profissional de marketing deve encarar

Especialistas destacam os temas que mais exigirão posicionamento claro e ação estratégica das marcas, da sustentabilidade à IA, passando pela diversidade, experiências imersivas e automação

O Dia do Profissional de Marketing, comemorado em 8 de maio, além de uma homenagem a esses profissionais, abre margens para reflexões importantes sobre o mercado. Atualmente, não existe mais espaço para incoerências, com consumidores cada vez mais atentos ao propósito por trás das campanhas; o marketing, então, deixou de ser apenas uma área de performance para se tornar um espaço de responsabilidade e transformação.

Segundo a pesquisa Marketing Trends 2025, da Kantar, 76% dos líderes da área acreditam que é hora de rever prioridades, buscando menos oportunismo e mais estratégia e valores. Já passou a hora de o marketing ser visto como "saber vender": as marcas precisam saber o que estão promovendo - como, por que e para quem.

Para entender os caminhos que se desenham, duas vozes têm acompanhado de perto essas transformações: Luciana Lancerotti, Designer de Impacto e ex-CMO da Microsoft, e Marcela Fernandes, gerente de marketing da Fornalha Mineira. A seguir, as especialistas trazem cinco verdades que nenhum profissional da área pode ignorar em 2025.

1. Sustentabilidade não se limita ao calendário comercial. "Sustentabilidade não pode ser só discurso bonito em data comercial. As marcas que querem fazer a diferença precisam agir com transparência e compromisso o ano inteiro. E os consumidores, por sua vez, precisam cobrar e apoiar quem faz da sustentabilidade um pilar real - e não só uma desculpa para vender mais por um dia", começa Luciana.

2. A inteligência artificial veio para ficar, mas precisa de critério. "Embora já utilizemos a IA para entender e segmentar o comportamento dos consumidores, o futuro vai exigir ainda mais dessa personalização. As empresas precisarão ir além e criar campanhas ainda mais direcionadas e relevantes. A IA, portanto, não será apenas uma tendência passageira; ela vai se consolidar como uma ferramenta indispensável para melhorar o engajamento e aumentar a eficiência nas estratégias de marketing", diz Marcela.

3. Greenwashing perdeu espaço: é hora de agir de verdade. "Muitas marcas só falam de sustentabilidade quando isso combina com a estratégia de vendas. Fora desse contexto, práticas ambientais e sociais são empurradas para o fim da fila, especialmente quando exigem mudanças estruturais reais - e a corrida pelos resultados e KPIs a curtíssimo prazo, a qualquer preço!", alerta a Designer de Impacto.

4. Diversidade é motor de ROI. "As marcas precisam olhar para dentro e adotar uma abordagem mais inclusiva em diversos aspectos, da escolha de fornecedores diversos à promoção de um ambiente de trabalho que seja, de fato, inclusivo, sem se esquecer da construção de produtos e serviços que atendam às necessidades de todos os consumidores", entende a gerente de marketing.

5. Consumo consciente é urgente e um dever coletivo. "Nós precisamos nos reeducar neste processo do consumo consciente. Somos nós que podemos ajudar a puxar a transformação real do impacto social e ambiental - isso, sim, é cuidar da nossa casa, da nossa família e de todos que amamos. Porque, no fim das contas, o planeta não pode esperar a próxima data comemorativa para ser prioridade", finaliza Luciana.

Além das tendências, há também a questão da produtividade - e aqui, automação é peça-chave. "A automação de processos continua sendo uma prioridade para as empresas, especialmente com vistas a 2025. Ferramentas de automação são essenciais para otimizar campanhas publicitárias, personalizar mensagens em grande escala e analisar dados em volumes cada vez maiores - tudo isso contribui para aumentar a eficiência e reduzir custos operacionais", conclui Marcela.

O profissional de marketing de 2025 é aquele que entende o impacto de sua atuação nos âmbitos social, ambiental e cultural. E como mostram Lancerotti e Fernandes, esse impacto começa com escolhas diárias e conscientes, feitas muito além de datas comerciais.

Sobre a Fornalha Mineira

A Fornalha Mineira é uma empresa familiar de origem mineira e dedicada à produção de pão de queijo. A empresa iniciou a sua trajetória em 2014, tendo somente os dois sócios e suas esposas como funcionários das empresas. Desde o início dos trabalhos, a fábrica vem aumentando não só sua capacidade de produção e infraestrutura, como também a distribuição de seus produtos dentro do território nacional. A Fornalha Mineira visa uma particularidade no sabor e mantém um padrão de qualidade, buscando sempre inovar e atender a todos com carinho e dedicação.

Sobre Luciana Lancerotti

Luciana Lancerotti é Designer de Impacto e ex-CMO da Microsoft, com mais de 32 anos de experiência em grandes empresas. Apaixonada por solucionar problemas e liderar de forma humanizada, atua como consultora, professora e palestrante, promovendo uma abordagem prática e acessível da sustentabilidade. Fundadora da Gestão e Design de Impacto, também é Board Member da magikk.com, professora da ESPM e UNEED e mentora de iniciativas como Todas Group e Mulheres de Growth.