Dia dos Avós: Como o planejamento familiar é um gesto de cuidado e respeito com quem cuida de nós

Com o envelhecimento acelerado da população brasileira, o Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho, ganha um novo significado

Com o envelhecimento acelerado da população brasileira, o Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho, ganha um novo significado. Hoje, o Brasil conta com mais de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, representando cerca de 15% da população, segundo dados do IBGE (2024). Esse cenário reforça a necessidade de um olhar preventivo e respeitoso em relação à terceira idade. "Com o envelhecimento da sociedade, cresce a necessidade de atitudes cuidadosas e planejadas. Pensar no futuro não é apenas uma questão financeira, mas um gesto de amor e respeito com quem faz parte da nossa história", destaca Dariê Patrício, porta-voz do Grupo Jardim da Saudade.

Cuidado que se expressa em atitudes

Mais do que uma data comemorativa, é uma oportunidade de refletir sobre a importância dos mais velhos nas famílias e sobre como o cuidado com eles também envolve decisões práticas, entre elas, o planejamento funerário. O afeto pelos avós pode e, deve ser demonstrado também em ações concretas. Ter um plano de assistência familiar ativo significa proporcionar serenidade para toda a família, evitando decisões difíceis em momentos de dor e garantindo uma despedida digna e respeitosa.
"É natural valorizarmos os laços afetivos com nossos avós. Mas o carinho verdadeiro também pode ser demonstrado pela responsabilidade de cuidar do futuro deles. Planejar é um gesto de amor", reforça Dariê.

Respeito à história e à vontade de quem veio antes

Além da segurança financeira, o plano de assistência familiar permite que os desejos individuais dos avós sejam respeitados, preservando sua história e sua memória.

"Planejar é também escutar, compreender que os nossos avós querem garantir que essas escolhas sejam honradas. Cuidar do futuro deles, inclusive em relação ao que ninguém gosta de conversar, é uma forma delicada e amorosa de retribuir tudo o que recebemos ao longo da vida", conclui Dariê Patrício.

Serviço: Jardim da Saudade - Dariê Patrício.